A empresa SilverPush, criou em 2015 um sistema que emitia sons inaudíveis para humanos em anúncios, mas que eram captados por aplicativos em celulares, usando o microfone, permitindo assim monitorar hábitos dos usuários também no mundo offline.
Centenas de aplicativos usam o recurso para que celulares escutem os sons ultrassônicos sem qualquer tipo de alerta a seus usuários, embora não se saiba atualmente de nenhum tipo de conteúdo transmitido pela TV que fizesse uso desse tipo de áudio.
Boa parte dos aplicativos que têm o recurso incorporado são legítimos, incluindo empresas como o McDonald’s das Filipinas.
A solução existente para se proteger desse monitoramento indesejado, nos casos onde é possível, é desabilitar o microfone .
Celulares Android com versão 6.0 ou superior possibilitam ajustar as permissões para que aplicativos não tenham acesso ao microfone do aparelho, o que resolve a situação.
Essa é, inclusive, uma boa sugestão para todos os apps. Recomenda-se que os únicos aplicativos que tenham essa permissão sejam aqueles que trabalham diretamente com vídeo e áudio.