[Bancos] Tarifas gratuitas e suas armadilhas para tirarem os clientes das agencias

Por: https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2016/05/16/saiba-como-ter-conta-gratis-em-banco-e-economizar-ate-r-1188-por-ano.htm

Em 2016-05-16

Saiba como ter conta grátis em banco e economizar até R$ 1.188 por ano

As tarifas do banco estão pesando no seu orçamento? Uma sondagem pelos cinco principais bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander) mostra que o cliente pode desembolsar até R$ 1.188 por ano com tarifas bancárias (custo de R$ 99 ao mês, em maio/2016).

O levantamento foi realizado no site de comparação da Febraban, que pode ser acessado pelo endereço http://zip.net/bjtglV (link seguro e encurtado).

Você sabia que é possível ter uma conta-corrente e não pagar tarifas?

Há dois tipos de pacote isento de tarifas: a conta digital ou eletrônica e o pacote de serviços essenciais. O cliente precisa optar por uma ou outra, não é possível ter ambas na mesma instituição.

Conta digital

Se você é do tipo que faz tudo por computador e detesta ir ao banco, pode optar pelo pacote digital, modalidade que isenta de tarifas os clientes dispostos a fazer apenas transações pelos meios eletrônicos, como caixas eletrônicos, internet e dispositivos móveis.

Nessa opção, é possível efetuar saques, fazer DOC e TEDs, obter extratos, pagar contas e fazer transferências.

A documentação para abertura é a mesma necessária para uma conta tradicional: RG, CPF, comprovantes de renda e residência.

Apenas três dos grandes bancos oferecem essa modalidade: Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco. É preciso comparecer pessoalmente às agências para abrir a conta eletrônica. Caixa Econômica Federal e Santander não dispõem do pacote de conta eletrônica.

Além dos três grandes, um banco de Minas Gerais, o Intermedium, também oferece a conta digital. A abertura da conta é feita via internet. Uma precaução quando se abre contas em bancos menores é manter os valores dentro dos limites do Fundo Garantidor de Créditos, que garante até R$ 250 mil por CPF.

O banco Original, controlado pela holding J&F, também dona da JBS (da Friboi), lançou neste ano um banco digital, sem agência física e que permite abrir conta pelo celular. Porém, sua conta não se encaixa na categoria eletrônica e tem cobrança de tarifa.

Veja o que cada banco oferece (para pessoa física):

  • Banco do Brasil (Conta-corrente eletrônica)
    • saques ilimitados no caixa eletrônico e no banco 24 horas;
    • fornecimento ilimitado de extratos;
    • transferências ilimitadas entre contas do mesmo banco;
    • DOC e TED ilimitados (só por canais eletrônicos: internet, caixas eletrônicos, celular, tablet);
    • comunicação via SMS de movimentações na conta-corrente ilimitada;
    • 1 cartão múltiplo (crédito e débito) nacional, sujeito à análise de crédito e cobrança de anuidade caso habilite a função crédito;
    • atendimento pessoal via telefone ou caixa cobrado à parte;
    • sem talão de cheque (caso solicitado, é cobrado à parte).
  • Bradesco (Digiconta)
    • saques ilimitados no caixa eletrônico e no banco 24 horas;
    • fornecimento ilimitado de extratos;
    • transferências ilimitadas entre contas do mesmo banco;
    • DOC e TED ilimitados (só por canais eletrônicos: internet, caixas eletrônicos, celular, tablet);
    • comunicação via SMS de movimentações na conta-corrente ilimitada;
    • atendimento pessoal via telefone ou caixa cobrado à parte;
    • sem talão de cheque (caso solicitado, é cobrado à parte);
    • 1 cartão de débito e possibilidade de solicitar cartão de crédito.
  • Itaú (iConta):
    • saques ilimitados no caixa eletrônico e no banco 24 horas;
    • fornecimento ilimitado de extratos;
    • transferências ilimitadas entre contas do mesmo banco;
    • DOC e TED ilimitados (só por canais eletrônicos: internet, caixas eletrônicos, celular, tablet);
    • comunicação via SMS de movimentações na conta-corrente ilimitada;
    • 1 cartão múltiplo (crédito e débito) internacional, sujeito à análise de crédito e cobrança de anuidade caso habilite a função crédito;
    • atendimento pessoal via telefone ou caixa cobrado à parte;
    • sem talão de cheque (caso solicitado, é cobrado à parte).
  • Intermedium (Conta Digital):
    • saques ilimitados no banco 24 horas;
    • fornecimento ilimitado de extratos;
    • transferências ilimitadas entre contas do mesmo banco;
    • TEDs ilimitadas (só por canais eletrônicos: internet, celular, tablet);
    • comunicação via SMS de movimentações na conta-corrente ilimitada;
    • 1 cartão múltiplo (crédito e débito) internacional, sujeito à análise de crédito e isento de cobrança de anuidade em ambas as funções;
    • atendimento gratuito via chat online e telefone (3003-4070, custo de uma ligação local);
    • sem talão de cheque (não há possibilidade de pedir para esse tipo de conta);
    • 5 depósitos de cheque para correntista não investidor e sem limite para investidor por meio do aplicativo do banco.

Serviços Essenciais
Quem usa poucos serviços do banco, mas precisa de talões de cheque, também pode ter acesso ao pacote de serviços essenciais, que não tem custo. Todos os bancos oferecem, obrigatoriamente, esses serviços padronizados, segundo norma do Banco Central.

Esse pacote isento de tarifas contempla os serviços abaixo. Caso o cliente queira usar algum outro serviço, terá que pagar a tarifa avulsa.

Conta-corrente

  • Fornecimento de cartão com função débito;
  • fornecimento de 10 folhas de cheque e compensação de cheques;
  • fornecimento de 2 extratos mensais de conta;
  • 4 saques em caixa eletrônico ou guichê de caixa;
  • 2 transferências entre contas da própria instituição;
  • 2 transferências entre contas de mesma titularidade;
  • consultas ilimitadas via internet.

Conta-poupança

  • Fornecimento de cartão para movimentar a conta;
  • fornecimento de 2 extratos mensais de conta;
  • 2 saques em caixa eletrônico ou guichê de caixa;
  • 2 transferências entre contas de mesma titularidade;
  • consultas ilimitadas via internet.

Outras maneiras de não pagar tarifa
Os bancos também costumam isentar de tarifas quem mantém um determinado volume de aplicações e investimentos, que varia conforme a instituição.

Outra maneira é ter uma conta-salário, um tipo de conta que é bastante restrito, pois somente a instituição que paga o rendimento do cliente é que pode abrir a conta, exclusiva para receber salário, aposentadoria e pensões.

A conta-salário tem a gratuidade de 5 saques por mês, 2 consultas mensais nos caixas eletrônicos, manutenção e fornecimento do cartão magnético. A portabilidade do salário para outro banco também é gratuita.

Como escolher?
A sugestão de Maria Inês Dolci, da Proteste, é que antes de fazer a opção por uma conta digital, de serviços essenciais ou outro pacote diferenciado, o consumidor observe com atenção o extrato de movimentação de sua conta para saber quais os serviços utilizados.

“Se é uma pessoa que precisa ir muito ao banco, usar o caixa, por exemplo, corre o risco de pagar muitas tarifas avulsas”, diz.

Ela sugere que a pessoa abra uma conta digital para ir se familiarizando com o sistema, antes de se decidir pela troca definitiva de uma conta-corrente comum.

Para Renata Reis, coordenadora da área técnica do Procon SP, a conta eletrônica só deve ser a opção de quem tem familiaridade com o uso da internet.

“O uso de canais virtuais para movimentação da conta-corrente exige bastante cuidado por parte do cliente, tal como atualização constante de antivírus, não abrir a conta em computadores desconhecidos ou utilizando wi-fi públicos, por exemplo”, diz.

 

https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2017/07/31/grandes-bancos-voltam-atras-e-deixam-de-oferecer-conta-digital-gratis.htm

Em 2017-07-31

Grandes bancos voltam atrás e deixam de oferecer conta digital grátis

Abrir uma conta corrente 100% digital e não ter que pagar tarifas deixou de ser uma realidade, pelo menos entre os grandes bancos. Nos últimos meses, essas instituições pararam de oferecer produtos que foram lançados há pouco mais de um ano.

Entenda o que é o modelo de conta digital e o que mudou nos últimos meses.

O que é a conta digital?
A proposta da conta digital é que toda sua vida financeira seja resolvida usando o celular. Esse processo já começa na abertura da conta, que dispensa a visita a uma agência para assinar papéis ou levar documentos. Se tiver algum problema ou precisar de orientação, o cliente pode falar com um gerente por telefone, chat ou mesmo pelo Facebook, a qualquer hora, até nos fins de semana.

Bancos ofereceram, depois mudaram
Dentro desse modelo de conta digital, surgiram a Digiconta (Bradesco), a iConta (Itaú) e também a BB Conta Digital (Banco do Brasil), todas com custo zero para as principais transações, como saques e transferências.

Mas os três bancos deixaram de oferecer esses produtos para novos clientes no primeiro semestre deste ano. Apenas quem já havia contratado esse formato de conta continua usufruindo dos serviços sem pagar tarifa mensal.

Bradesco e BB relançaram novos formatos recentemente, mas agora com cobrança mensal de tarifa. E o Itaú Unibanco preferiu manter o produto digital apenas para os clientes de maior renda, também com cobrança de tarifa mensal.

Dos grandes bancos, a Caixa Econômica Federal é a única instituição que não dispõe de nenhum tipo de conta digital.

BB: tarifa de R$ 9,90/mês e limitação
O Banco do Brasil substituiu a BB Conta Digital pela BB Conta Fácil. É possível abrir a conta pelo celular e cuidar das finanças pessoais por meio de uma ferramenta integrada ao aplicativo do banco.

Essa conta tem tarifa mensal de R$ 9,90 e apresenta algumas limitações, como saldo máximo mensal de R$ 5.000 e movimentação diária de pagamentos de até R$ 800. Por outro lado, a tarifa só é cobrada se houver movimentação na conta. O valor pago pode ser convertido em bônus para celular pré-pago.

Itaú: só para clientes de maior renda
O Itaú Unibanco informou que a decisão de suspender a comercialização da iConta “foi baseada em pesquisas internas que apontaram a necessidade de simplificação de sua prateleira de pacotes”. Quem já tinha contratado o produto continuará tendo os benefícios da mesma forma.

O banco permite abrir qualquer tipo de conta por meio de um processo totalmente digital, o Abreconta, sem necessidade de o cliente ir a uma agência. Já a conta digital propriamente dita, que oferece o atendimento remoto de gerentes mesmo fora do expediente bancário, ficou restrita apenas aos clientes Uniclass e Personnalité, com cobrança de tarifa mensal.

Bradesco: de R$ 19,95 a R$ 39,95 por mês
O Bradesco explicou que a decisão de não oferecer mais a Digiconta ocorreu por causa do desenvolvimento de novas soluções digitais. O banco lançou em junho o Next, um aplicativo com visual descolado e completamente desvinculado da marca do banco, conhecido pela cor vermelha e o “B” estilizado.

“É um produto com identidade própria. Mas em momento algum negamos que ele seja do Bradesco. A marca do banco está presente atrás do cartão”, afirma o superintendente executivo do Next, Jeferson Honorato.

Há três tipos de pacotes de serviços, que variam de R$ 19,95 a R$ 39,95 por mês. A principal diferença entre eles é o tipo de cartão de crédito, que pode ser apenas internacional ou incluir o programa de acúmulo de pontos da Livelo. A anuidade do cartão já está embutida no preço do pacote.

O Next tem parcerias com empresas como Uber e Natura e oferece descontos aos clientes. “Você pode fazer uma corrida pelo Uber com desconto de R$ 20 todo mês. Só esse desconto já compensaria a mensalidade no pacote mais simples”, diz Honorato.

Santander: cartão de crédito pré-pago
No Santander, é possível abrir qualquer tipo de conta corrente de forma digital, sem precisar ir a uma agência. Mas o banco não possui exatamente uma conta corrente digital. A opção escolhida pelo banco foi lançar o Superdigital, que funciona como um cartão de crédito pré-pago. O cliente pode sacar ou transferir dinheiro e pagar contas, mas o formato do produto não permite, por exemplo, fazer investimentos ou pegar empréstimos.

O Superdigital pode ser individual, ao custo de R$ 7,90 por mês, ou compartilhado por até três pessoas da mesma família, por R$ 11,90 por mês. O produto foi desenhado para funcionar como um aplicativo de conversa, permitindo que o cliente interaja com seus contatos e faça suas transações, como rachar a conta do restaurante ou fazer vaquinhas para um churrasco entre os amigos.

Todo banco deve oferecer pacote essencial gratuito
Muita gente até hoje não sabe, mas, desde 2008, o Banco Central obriga que todos os bancos ofereçam uma cesta padronizada de serviços gratuitos para seus clientes, independentemente do tipo de conta corrente, comum ou especial, digital ou não.

A cesta conhecida como “serviços essenciais” inclui, por mês, até quatro saques, dois extratos, dez folhas de cheque e duas transferências entre contas do mesmo banco.

Caso você utilize esses serviços mais vezes ou outros serviços que não integram a cesta, os bancos podem cobrar por eles individualmente, conforme os valores estabelecidos em suas tabelas de tarifas.

Ampliar

Share

Posted by Alvarenga Milton

July 31, 2017