Em: 27 de novembro de 2018
Por: Não informado
URL: https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n133905/vivo-deve-concluir-processo-cadastramento-biometri.html
A operadora Vivo deve concluir dentro de quatro anos o cadastro biométrico com o rosto de todos os seus assinantes. A informação foi revelada por Ruben Longobuco, Chief Security Officer (CSO) da Vivo, em um seminário sobre identificação e autenticação digital.
O executivo ainda disse que quatro anos é o tempo máximo para que todos os assinantes da operadora passem por uma loja pelo menos uma vez. Assim, os estabelecimentos estão equipados com um processo que permite a captura da imagem de rosto do cliente quando ele contrata uma nova linha móvel.
Desta forma, a operadora consegue garantir uma maior segurança em sua operação e ao mesmo tempo combater uma série de fraudes aplicadas por criminosos que se aproveitam do processo de ativação de chips para criar novos golpes.
Longobuco ainda disse que, se o cliente se recusar a tirar uma foto, o seu nome será classificado em um grupo que deve ser acompanhado de perto. Isso porque, na visão da operadora, há um maior risco de fraude.
No entanto, o executivo afirma que poucos clientes se recusam a tirar uma foto nas lojas da empresa. Além disso, caso um criminoso tente se passar por outra pessoa com documentos falsos e tire a foto na contratação de um plano, a operadora consegue descobrir a fraude.
Assim, a Vivo afirma que deve evitar prejuízos para os clientes e para as suas operações, sendo que o rosto do criminoso pode ser cadastrado em uma lista de fraudadores, algo que dificulta a aplicação de futuros golpes na empresa. Vale lembrar que recentemente mostramos que a marca Vivo continua sendo uma das mais valiosas do Brasil.