A medida de progresso e sucesso não deve estar vinculada a capacidade financeira atual.
Ela estará vinculada a velocidade.
Velocidade sendo custo cada vez mais insignificante Vs resultado cada vez mais significante
A eficiencia pode ser alcançada de várias maneiras:
- Muito veloz, como a sociedade atual
- Respeitando a regra natural, biologicamente definida, não socialmente suprimida
O respeito a individualidade extrema, deixando para cada sub-sistema escolher o que acha melhor e onde alocar cada recurso, seja ele financeiro, tempo, trabalho, força ou qualquer um que seja produzirá certamente resultados nunca imaginados.
Existem seres de capacidade extremas sendo mortos por autoritarismo. O pai de uma criança hoje entendida como retardada terá muito mais interesse em entender e amenizar os efeitos que hoje ele entende como doença do que até mesmo o próprio individuo retardado.
Mas segundo o espectro que venho desenhando. Ali está o agente desruptor natural. E poucos deles se salvaram por motivos que não entendo.
A sua expepcional capacidade biologicamente direcionada, fisicamente alterada para melhor adaptar sua mente para algo que não entendo bem para o que é e desenvolver habilidade que hoje sulgamos sem valor, é julgamente a chave para o surgimento de desrupturas naturais.
A biologia criou lideres naturais que mudaram positivamente ou negativo a nossa história. Cria o homem comuns com caracteristicas estatisticas bem previsíveis. E cria criaturas que hoje são criadas como humanos do espectro comuns, quando a evolução humana de cada um destes espectos, se for feito de maneira randomica pelos agentes ali envolvidos, com decisões randomicas, poderá provocar disrupturas inimagináveis.
A condução bem intencionada e altamente qualificada não potencializará o surgimento de desrupturas por meio do sistema naturalmente criado pela natureza.
As criaturas foram feitas de maneira única por um objetivo imensamente claro, afinal, seria mais barato e prático criar tudo igual ou várias cópias de alguns, nunca criar algo único.
Criar algo único é muito caro versus cópias exatas. Mas os únicos podem ser classificados dentro de um espector de caracteristicas comuns para melhor entendermos e podermos termos certos modelos de previsão.
E afirmo sem dúvida nenhuma. A ciência biológica encontrará ainda em nossa vida as diferenças físicas de vários do espectros que eu cito. Cada um com sua importancia ainda pouco ou nada descoberto. O ponto não é entender pq são diferentes, mas que são diferentes fisicamente.
O caminho de qualificar a todos pode ser o caminho completamente errado. A decisão deve ser dos indivíduos envolvidos e seus grupos de influencia para cada caso. O empoderamento indivudual e desses grupos gerará diversas desrupturas em diversos ramos como nunca visto. Lógico que a maioria desses seres não resultará em nada excepcional, muitos serão até piores se tivessem sido assistido de forma controlada por uma ‘autoridade científica’ da área.
Mas se eistein tivesse sido conduzido pelas maiores autoridades de sua área cientifica, dificilmente teria feito um dos experimentos mais estúpidos e se esforçado para ver algo que não precisaria ser visto, pq a maior autoridade absoluta não era ele, mas a relativa o era, e ninguém sabia. Nem ele próprio.
Pense na ilha de fidel, naquele inferno:
Dizem que a ilha é pobre por conta do bloqueio, falta de recursos ou seja lá o que for,
Mas esqueceram que certos ramos não precisam de dinheiro ou muitos recursos para grande evoluções:
Filosofia, matemática, física teórica, música, letras, etc e muitas outras não exigem recurso, exceto humano desruptores para surgir.
Alguns desses nem precisam de muito estudo direcionado e podem ser alcançados por pessoas que tem o básico do básico de conhecimento e insistem por conta própria e sem acesso a material a avançar a área.
Se dermos o básico da matemática para um homem e ele viver um problema, sem saber que já foi resolvido, ele poderá criar o mesmo que já foi criado anteriormente por outro gênio. E isto acontece várias vezes na história humana se buscarmos exemplos.
E como o espectro de humanidade não fez nada disto surgir lá? Falta de recurso?
E pq em vários pontos da história, grandes descobertas foram feitas em lugares bem distintos, por vezes por pessoas completamente sem destaque, ou sociedades sem qualquer comunicação criaram sistemas no final das contas muito parecidos? China, maias, egipcios? Europa x China x Povos americanos?
A confusão entre melhorias aparentes gerais x melhorias desruptoras randomicas.
Retirar 1% daquele agente biologicamente criado para gerar melhorias desruptoras, ou retirar 1% daquele agente socialmente gerado para ser um agente desruptor pode ser pesado demais. A desruptura é cara. Ela custa toda a vida do indivíduo até ele conseguir. Mas ele não sabe se vai ou quando.
Eistein poderia não ter conseguido. Ele não sabia
Os fundadores do google poderiam nao ter conseguido, e hoje serem homens quebrados e sonhadores
O fundador do facebook poderia ser um alto empresário, e não um homem que mudou a história.
Eis ai um agente de espectro humano distinto. E isto o fez ver algo muito óbvio que ngm havia aproveitado corretamente. Foi a sua falha biológica que o salvo. Sua inaptidão natural. Certamente se tivéssemos a ciência biológica um pouco mais desenvolvido, na área de medicina neurológica, teriamos uma prova de um ser biologicamente criado para falhar em certas áreas e ao mesmo tempo, ter outras caracteristicas que não são comuns aos membros do espectro de humanidade comum.
É muito a desruptura. Ela custa a vida de quem morre sem encontrá-la. E uns poucos conseguirão pelo acaso;
E da mesma forma, há um agente biologicamente criado para reinar sobre os espectos comuns, que são a maioria. E certamente sua boa condução criará melhorias aparentes gerais e ganhos. Mas isto pode estar custando melhorias desruptoras randomicas.
Muito mais benefícios gerais podem ter sido gerados por poucos indivíduos desruptores do que todo o trabalho da humanidade junto. Estes individuos podem precisar basicamente existir para concentrarem sua existente na busca de algo que não sei bem como definem o que devem ser.
Seis que para alguns feitos serem concretizados, outros anteriores tiveram que dar essa base. Mas o acaso pode fazer algo improvável de alguém que parte de conhecimentos muito básico, produzir o conhecimento atual sozinho ainda em vida e ainda conseguir avançar este conhecimento a um nível ainda não alcançavel.
Temos exemplos disto se pensar.
Isto faria com que qualquer individuo com apenas recursos básicos como os definidos por maslow alavancassem estes poucos recursos a níveis desruptores.
Alguns individuos nasceram para não respeitar a inteligentíssima piramide de maslow. Agora, ela é válida para todos comuns.
Alguns individuos nasceram para desrespeitarem o inteligentíssimo estudo de durkein sobre o suicídio. Eles são programados para se auto desligar ao alcançarem certas respostas ou feitos. São biologicamente criados para se matar quando alcançarem certos resultados.
Eu digo que nasceram, pq eles foram criados pela natureza. Está em sua estrutura mental e genética. Que em alguns caso pode ou não ser suprimida pela humanidade em termos sociais.
E a estrutura hierarquica que vivemos vem matando mais progresso do que gerando, mas não há como facilmente ver isso. Volte 30 anos. Pense se um individuo realista poderia ver o mundo de hoje?
Bastaria uma pequena regulamentação sobre 2 indivíduos do mundo inteiro, e tudo que conhecemos poderia não ter acontecio e estarmos num progresso relativo para a época muito superior, porém, relativo a nossa realidade muito inferior.
É isto que os sistemas socialmente apaziguadores estão causando.
Se um drogado não fosse a criatura adequada para poder conduzir bilhoes de dolares, e não respeitássemos a decisão de loucos que apostaram seus recursos no improvável, a Apple não existiria.
A desruptura nasceu daquele espectro humano (não sei se socialmente criado ou biologicamente criado) que por qualquer consenso racional jamais deveria ter sido apontado a conseguir o que conseguiu.
Sistemas socialmente apaziguados podem estar destruindo experimentos os mais diversos que afetariam inicialmente pequenos grupos sociais de poderem eles estarem criando ‘corretamente’ seres de espectros humanos distintos com capacidade ultra-além de seu tempo, fazendo nos viver num mundo de progresso continuo que acreditamos ser o caminho, quando estes individuos tendem por sua natureza biológica e a randomissidade de seus surgimentos e como são criados (potencializando-os ou suprimindo-os), de gerar saltos de progressos que nem os mais capacitados coordenando a humanidade que aceita e colabora sinceramente com esses agentes de condução bem intensionados e capacitados jamais poderiam criam conjuntamente.
Nem todo o esforço humano bem conduzindo e direcionado é capaz de criar os efeitos que um ser biologicamente randomicamente criado e socialmente randomicamente potencializado poderiam.
A soma dos agentes e esforços não significa que a barreira do progresso será vencida.
Se a humanidade inteira pensasse sobre os problemas da física não significa que consegue somar efetivamente seus esforços e conhecimentos a ponto de vencer o que não entendem, o desconhecido. Mas estranhamente isso pode ser feito por um humano qualquer, até mesmo fazendo estudos em outras áreas.
Um exemplo concreto. Física quantica. A formula foi desenvolvida para ser aplicada em outra área e alguém folheando estudos reconheceu a formula como algo que ele estava procurando desenvolver para explicar estatisticamente a física quantica.
Liberalismo não muda esta base e buscar dar apaziguamento direcionado, quando o apaziguamento desruptor que geraria uma progresso aleatório desruptor (pode ser progresso positivo ou negativo, retrocesso) não vem desta estrutura. Ela é parte do espiral que estamos vindo desdes as tribos, passando por roma e chegando hoje. Creio que a fase que potencializaria é a de empoderamento individual extremo, que nunca foi vivenciada. Antes a natureza poderia decidir que um é mais fisicamente forte que o outro, ou até mesmo com maior capacidade social para suplantar outro grupo.
De maneira pouco precisa falando, o que mais igualou os homens no sentido de força foi a arma de polvora.
Agora precisamos de algo que iguale ainda mais. Um velho na cadeira de roda com nano esforço ser capaz de resistir a capacidade de força de grupos tentando se impor a ele.
Isto tende a gerar, após o desprogresso imediato, o progresso desruptor pela randomissidade e respeito forçado de qualquer individualidade, seja ela louca, agressora, pacificadora e qualquer combinação boa ou má. Precisará do tempo desconhecido, ou mais precisamente, randomico, para o modelo chegar num acaso de avanço. (avanço positivo, mas sim, existe a possibilidade de retroceder ou coisa ainda pior. Mas creio que em longo tempo, sempre será um avanço)
A natureza é sábia! O virus endo-sistemico ainda mais. Não é atoa que ele surgiu na física, criou a quimica, que criou a biologia, que dai surgiu o pensamento racional que dai se originou tudo acima, família (outros tipos de inteligencia produzem este assim como o proximos, mas em níveis de complexidades pequenos em relação ao nosso), sociedade, economia, etc.
Por mais que tentemos, o pensamento racional criará a próxima forma de evolução. É só questão de tempo. E o virus tem todos o tempo e todo o universo para atuar. Somos apenas uma combinação randômica que tem muito potencial para alcançar o próximo passo.
Mas ele não se importa se vai ser ou não ser a gnt que vai alcançar. Ele tem possibilidades infinitas e tempo infinito. Ele não está preso a terra. É como se este virus fosse todo o universo. O resto, é o acaso para se chegar lá sabe onde.
Mas parece se chegar em algo cada vez mais consciente e capaz de conduzir de maneira direcionada para algum lugar.
https://youtu.be/BKF7pGw8qbY
E mais. O verdadeiro randomico não existe. Então não precisamos ficar pensando que os recursos existentes serão utilizados de qualquer maneira possível e imaginável.
- A física respeita regras muito simples
- A química respeita regras
- A biológia respeita muitas regras
- O indivíduo respeitando seus espectros animais respeitam regras de seu respectivo espectro anima (cachorros não são completamente aleatorios, baleias não são completamente aleatórios em sua evolução)
- Humanos não são igulamente completamente randomicos. Respeitos regras que podem ser de maneira simplificada entendidas classificando-os segundo espectros humanos biológicamente definidos e cruzar as possibilidades desse espectro humano biologicamente definido com a influencia de vários meios atuantes:
- Ambiente
- Sociedade
- Época
- Etc
Existe uma ordem multi-dimensional que creio que o ser humano não consegue entender. Mas é capaz de criar ferramentas para entendê-la e certamente vai criar a evolução capaz de entender.
E se meus atuais entendimentos sobre ela estiverem certos, certamente é lógica e matemática. E não racional, como nós.
Agora, sobre tudo que falei, não posso e nem devo forçar os recursos dos outros nesta direção, ou certamente posso estar matando o ‘verdadeiro einsteins’ da área. Mesmo que se eu soubesse certamente quem ele é, eu me impor sobre outros por meios não naturais (condução por especialista) poderia gerar mais dano do que ganho. Dai voltamos no ganho relativo para a época, ou seja, avançou. E não o ganho absoluto, teria evoluido muito mais pelo acaso a um nível que o ganho relativo é ridívulo.
A natureza recriará pela ‘aleatoriedade’ quantas vezes necessárias para que o próximo passo desruptor seja alcançado. Só acho que não devemos atrasá-lo para em vida podermos ver e nos beneficiar dele. E não diminuir nossas changes de vê-lo em vida criando estruturas coletivistas em maior ou menor grau. Eu escolheria pisar no acelerador mesmo sabendo dos riscos da batida que dirigir com a segurança sem saber se a estrada está me levando ao destino que imagino.
Então eu deixaria todos dirigem como querem, para onde querem. Como humanidade, não como individuo, a chance de alguém chegar ao destino ‘certo’ ampliou-se.
E dai como espécie nós vivemos, e não sobrevivemos. Estamos num sistema de sobrevivencia se pensar sobre esta perspectiva. Se vc se sentar no foton da história randomica que está em várias direções.
Vimos isto muito na história.
Mas que gira, gira!
Ou vc acredita na humanidade, e se defende dela, ou vc não acredita! Para a natureza, para o universo, qualquer existencia é insignificante e descartável no todo, ou ela criaria elementos naturais de preservação.
Força e Razão!
Natural vs Artificial.
Nenhuma regra natural até hoje pode ser desrepeitada sem que uma consequencia ou preço seja pago.
As artificiais podem ou não ser desrepeitada, com ou sem consequencia.
A razão deve ver a ordem natural para se alinhar na busca conjunta que levará a maior prosperidade, pq o desrespeito a ordem natural sempre tem um preço, por mais que não seja visto.
A ordem natural é indiferente para o todo. É significativa apenas para quem sofre seus esfeitos. Mas a ordem natural pouco ou nada se afeta por maior que seja o efeito da ordem artificial.
Se soltássemos todas as armas ao mesmo tempo de destruição, a ordem natural do universo, quanto maior se analisasse, não chegaria nem ao minúsculo poder de uma só unidade de força ao nosso redor. Mas teria sido fatal para nós.
A evolução humana ainda é insuficiente. Nosso nível de pobreza perante a grande do universo é indiscutível. Só seremos significativos quando nossa capacidade como espécie conseguir realmente atingir recursos a níveis de universo, e não uma mera superficie de algo insignificante para o universo.
Isto é respeitar a ordem natural. Não importa se na tentativa consigamos ou não, pq esta ordem não está nem ai. Mas segundo nossa capacidade, sabemos que nos deu 4 bilhões de anos ou um pouco menos.
No natural isto não importa para nossa geração. Mas certamente importa para os seres que aqui vivem. Pq eles tem um data definida de destruição e mais, sabem no macro o quanto de recurso tem disponível para capar desta extinção, por controle da força que irá destruí-lo ou se necessário, para migrar para outro lugar (o que num chute, não seria o caminho que seria levado em conta. Creio que dominar o poder de controlar uma estrela seja uma desrupção mais inteligente e impossível de ser imaginada para nossa geração, com os recursos e tecnologias que temos. Transformar em vantagem a desvantagem).
Creio muito que a humanidade alcançará patamares inacreditáveis, maravilhosos. O desejo seria ver isto por mim mesmo, sentir isto vivo e não em modelos lógicos mentais, matemáticos computacionais ou seja lá o que for.
Muitos homens previram o helicoptero o avião. Conhecemos poucos que os previram. Mas creio que o maior sonho deles teria sido ver aquilo concluido de algum forma. Mas suas limitações tecnologicas e de recursos só poderiam ser vencidas como humanidade e não por direcionamento.
Eis o motivo que a disruptura é o atalho para o progresso. E a disrupção está no respeito individual extremo, no acaso e no espectro de humanidade agindo aleatoriamente para nos tirar da espiral evolucionário que nos segue e no jogar em outra forma evolucionária que não tenho elementos para prever como seria. mas percebo de maneira ainda pouco fundamentada, que certamente será muito melhor do que esta.
Metade desta forma já testamos no liberalismo com a liberdade economica.
Precisamos de testar a outra forma, empoderando o indivíduo em sua inalienável auto-propriedade, auto-defesa, e o resto, podemos apenas indicar como seria. Auto-consciencia e auto-sustentabilidade. Muitos falharam, o empobrecimento será um dos primeiros fatores que poderá surgir, mas ai estamos fora da espiral. Creio que por ser a soma da liberdade economica + liberdade individual, teremos um resultado a médio prazo muito melhor que só a metade de liberdade já muito testada na história( a liberdade economica).
Pelo menos de todas as perspectivas que já pensei em termos de humanidade me parece ser positivo, por mais que a sociedade ou individuos sensacionais paguem hoje caro por isto.
Mas ‘como espécie’, será uma aceleração nunca vista. E ela por vez não precisará de muitos recursos para ser feita, como as pessoas pensam. Muitos ramos não dependem de dinheiro para evoluir. E o espectro da humanidade e a aleatoridade atuaram pesadamente aqui.
Eis o motivo que creio que o liberalismo não nos leva ao prosperidade, pq estou vendo um leque de possibilidades laterais que podem ser potecializados dando a completa liberdade, sem claro, não ignorar as pesadas consequencias que esta liberdade trará.
A liberdade é cara! Muito cara. Individualmente falando e socialmente mais ainda.
E claro, quero seguir o caminho natural e não o artificial. Empoderaria as liberdades para que o rumo de evolução tenda a andar mais próximo das leis naturais e não das leis artificiais. Por mais que esta demonstre vantagens imediatas, elas não representam ganhos garantidos.
Se a ordem natural da força tivesse matado einstein antes dele criar a desruptura, se isto tivesse sido o ‘natural’, como um todo, haveria ganhos que não somos capaz de prever.
Basta pensar que sua teoria não é completamente correta e isto já é conhecido. Teriamos nos mantido em leis Newtonianas para resolver problemas que elas não resolvem (satélites) da mesma forma que a matemática viveu resolvendo problemas para o qual não era capaz de resolver (números complexos, no caso de raiz de números negativos).
Mas no final, a solução desruptora foi encontrada, revisando toda a ciencia até ali criada a ver sobre outra perspectiva.
Alguém fechará as leis da física mostrando que tudo que hoje sabemos é errado, dando uma explicação que encaixa tudo.
É nisto que a ciencia e qualquer ordem condutora imposta, que não respeita extremamente o individuo impede de acontecer mais rapidamente. Se o individuo pode simplesmente se desconectar desta ordem e por si só ter a liberdade de alocar todo o recurso pessoal e da humanidade (conhecimento, qualquer outro abstrato) da maneira que julgar necessário, com oposição e apoios aleatórios de outros grupos e individuos tende a ser mto mais capaz de criar a desruptura do que o contrário. Ainda mais que isso tenderá a ser feito por certos espectros da humanidade. Enquanto outros estarão provendo outros tipos de recursos naturalmente.
O cara que planta não tem mais importancia do que o cara que vai criar a fusão a frio. Eles são uma soma aleatória que busca ir na direção ‘determinada pelo virus-endosistemico’.
O liberalismo já foi muito testado na história e estamos certos dos benefícios gerados, mas queremos ignorar os malefícios e perigos que ele criou, alguns reais outros hipotéticos nunca utilizado.
Este sistema de empoderamento individual igualmente foi utilizado por períodos e lugares igualmente pontuais e se mostrou ser ainda mais poderoso. Mas será suplantado e vencido pelo determinismo biológico que hoje é ignorado.
Alguns nascem para liderar os comuns. Suas natureza biológica lhe dá vantagens que um comuns sem métodos específicos não conseguirá medir e não conseguirá se proteger.
Eis pq dos ciclos de dominação voltar e voltar na história. Não é a sociedade o criando. É a alocação natural dos percentuais de cada membros de cada espectro coesistindo numa evolução temporal sem a consciencia da sua existencia buscando fins de sobrevivencia e prosperidade/melhoria no combate de vencer as escasses de cada época e produzir abundancia relativa a seu período. Dai modelos de força sempre são criados, e a maioria do espectro humano é sujeito aos poderes desses líderes (falando em séculos). A parte do espectro humano que praticamente nunca foi utilizado, é devido ao não reconhecimento dos mesmo como agentes produtores e de valor economico. Eles em grande parte são nossos doentes mentais, péssimos alunos, alguns empresários de muito sucesso e pouco resultado academico, grandes atletas, genios da música, alguns estudiosos da matematica, física e arte.
Quando vc propõe o liberalismo como algo melhor que o socialismo, quer me dizer e está certo que em termos de combate as escassezes atuais e melhoria de vida geral, certamente ele é mais efetivo e eu concordo.
Mas o que eu estou criando elementos e os organizando em medições tangíveis para a massa é provar que esse mesmo arranjo é o mesmo responsável por aniquilar melhorias e evoluções sociais, individuais e economicas como nunca foi imaginado para as próximas décadas ou anos. Pensa na internet se sua mega revolução. Pensa no que a cripto moeda pode gerar ou nao.
E veja o que a condução ou controle disto pode ou não matar, por mais que continuemos evoluindo.
Pense que existem mentes que poderiam criar coisas ainda mais fantásticas, que hoje estão sendo conduzidas a não fazer pq estamos vislumbrando certas normas sociais e cientificas, por exemplo, ignorando que elas pertencem a um espectro humano que poderia inabilitá-la para muitas coisas que julgamos importante, mas em detrimento podendo-lhe dar outros poderes.
E basicamente não damos esta chance, nem é por questões financeira, nem só por questões sociais, mas muitas vezes científicas.
A liberdade não deve ser só economica se queremos prosperar o mais rápido que podemos. A natureza nos dar elementos para criarmos modelos capazes de provar isto. Só começarmos a identificá-lo. Seguir a ordem natural e não artificial por maior que sejam os benefícios a curto prazo, num preço a longo prazo que pode ser caro demais.