Por vezes, a lingua é envolvidas com erros coletivamente aceitos. Atualmente, o risco de vida, que era empregado por praticamente qualquer pessoa foi corretamente substituído por risco de morte, após um bom período de retreinamento das pessoas.
Existem muitos outros casos semelhantes como ‘muito pouco’, quando deveria ser utilizado pouquinho, pouquíssimos.
Ou deveria ser aceito ‘pouco muito’. Se o modificador de intensidade muito está correto, seu antônimo – a palavra pouco – poderia ser utilizado no lugar e transmitir corretamente a ideia oposta.
Mas com simples testes verificamos que não faz sentido, como no caso de ‘pouco muito’, sendo a expressão ‘muito pouco’, assim como ‘risco de vida’ algo ilógico, apenas com um sentido por costume. Portanto, devem ser corrigidos.
No caso de estado, a grafia correta é sem dúvida a mesma que indivíduo, pessoa, sociedade, liberdade, e povo, que não possuem sua grafia diferenciada. O estado não representa qualquer coisa de maior valor que as anteriores. Um estado não vale mais do que seu povo. E o estado não é maior e nem mais importante do que o indivíduo para ele mesmo.
Logo se a ideia que estado é um grupo de indivíduos ou de seu povo, logo sua grafia deve ser a mesma até para indicar igualdade, ou Corpo Humano deveria ser escrito de maneira distinta por ser constituído por orgãos vitais a qualquer pessoa.
A norma culta define que estado deveria ser grafado com letra maíscula com o o objetivo de diferenciar a acepção em questão da acepção de “condição” ou “situação”. Mas isto faz pouco sentido visto que são raros os vocábulos que possuem somente um único significado, e ainda assim o contexto permite a compreensão e a diferenciação dos significados.
Grafar estado deve ser sempre escrito com letra minúscula incluindo o combate ao real motivo desta diferenciação, que é a equivocada noção de que o estado é uma entidade que está acima dos indivíduos, da liberdade, da sociedade ou de um povo.
A única exceção onde estado deve ser, assim como todas as demais palavras devem ser grafadas com a inicial maiúscula, é no início de uma frase.